sexta-feira, 25 de março de 2016

PIG, não precisamos de você

No post anterior, "Meu erro, meu não, do PT" achei que não caberia entrar no fato mais importante do dia, a entrevista que a presidenta Dilma deu a 6 jornais estrangeiros, por uma razão bem simples: foi um golaço, em termos de comunicação. Logo, merecia um post exclusivo para o tema e aqui está.

Ontem, a presidenta Dilma Rousseff falou por mais de uma hora com jornalistas do The New York Times (EUA), El País (Espanha), The Guardian (Inglaterra) Página 12 (Argentina), Le Monde (França) e Die Zeit (Alemanha). Explicou que a tentativa de tirar seu mandato conquistado legitimamente nas urnas "não tem fundamentos legais". Ela foi além, tornou público que era vítima de uma tentativa de chantagem de Eduardo Cunha:  “Digo a vocês como esse processo surge: o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para evitar que a Câmara o investigasse, quis negociar com o governo. Se nós não votássemos contra essa investigação, ele punha o processo em curso. Cunha foi denunciado pelo Ministério Público Federal porque encontraram cinco contas na Suíça. Não sou eu quem digo, quem diz é o Ministério Público Federal". 
(Segue o link http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-03/com-crise-repercutindo-no-exterior-dilma-da-entrevista-jornais-de-seis )

Se digo que foi um golaço em termos de comunicação é porque a Presidenta passou algumas (outras) mensagens importantes:

1) O mundo precisa saber da tentativa de golpe que está em curso em nosso país.

2) Não acreditem em nossa mídia nacional, ela está comprometida com os golpistas;

3) Não estou acuada e vou lutar em todas as frentes possíveis (o que inclui, claro, Organismos e Cortes Internacionais).


Foto que fiz na posse de Dilma 01/01/2011
Considerando estes aspectos simbólicos, envolvidos na simples escolha de "para quem" falar, me lembrei da primeira entrevista que Lula deu aos Blogueiros, em 2010, após a eleição de Dilma e pouco antes dele deixar a presidência. Eu fui um dos milhares de brasileiros a acompanhar pela internet (ao vivo) a entrevista e, quando ela terminou, por acaso, encontrei na hora do almoço seus entrevistadores e pude trocar minhas impressões com eles. 

Ali, o recado de Lula foi claro e direto: "Elegemos Dilma, apesar de vocês, PIG".

Acredito que os golpistas estão perdendo força. A divulgação da lista da Odebrecht, com centenas de nomes, menos os de Dilma e Lula, se torna um "problema" para Moro e Cia. Imagino que se perguntam agora: "Como prender inocentes e deixar os corruptos soltos sem ficar escancarado o golpe? A imprensa internacional está de olho, lembrem-se.


Lula, como Ministro, vai ajudar Dilma a cumprir integralmente este segundo mandato e, se tudo correr bem, voltará em 2018, como Presidente. Mas, para quem quiser matar um pouquinho a saudade de Lula, Presidente, segue aqui a famosa entrevista que ele deu aos blogueiros, em novembro de 2010. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário