sexta-feira, 25 de março de 2016

Luis Inácio falou, Luís Inácio avisou

"Há uma maioria de 300 picaretas que defendem apenas seus próprios interesses." A frase sobre o Congresso, dita em setembro de 1993, por Lula,  ganhou ainda mais repercussão no ano seguinte, ao virar letra dos Paralamas do Sucesso -"Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou/ São 300 picaretas com anel de doutor".

Em junho daquele ano, a banda foi proibida pelo Ministério Público Federal, a pedido da Câmara, de executar a música em um show em Brasília.

É no mínimo interessante observar que, passados mais de 20 anos, ao ser divulgada pela Lava Jato a tal lista da Odebrecht, constem lá 316 nomes de parlamentares. Ou seja, a estimativa de Lula sobre o número de corruptos no Congresso não sofreu grandes alterações com a chegada do PT ao poder. (link http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/03/23/documentos-da-odebrecht-listam-mais-de-200-politicos-e-valores-recebidos/ )

Estão presentes, por exemplo, os nomes do senador Aécio Neves (PSDB-MG), do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dos senadores José Sarney (PMDB-AP), Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em 2014, entre vários outros.

A lista acertou em cheio os partidos que pediam o impeachment em nome do "combate à corrupção". Talvez por isso, o juiz Sérgio Moro se apressou em decretar sigilo sobre ela. Quem sabe assim, tudo continue como antes, né? 
Apenas como esclarecimento. Os nomes de Luis Inácio Lula da Silva e de Dilma Vana Rouseff não estão na lista da Odebrecht.

Nenhum comentário:

Postar um comentário