quinta-feira, 14 de abril de 2016

Golpistas não passarão. As urnas prometem.

Concordo que se tornar um Deputado Federal não é uma tarefa fácil. E poderá se tornar impossível para alguns no futuro.

Por exemplo, Michel Temer, que hoje é Vice-Presidente da República quando disputou sua última eleição para Deputado Federal por São Paulo, não obteve votos suficientes para se eleger. Ficou como suplente e depois só assumiu o mandato porque cassaram alguém que tinha mais votos que ele. Nas últimas pesquisas eleitorais para Presidência da República, ele aparecia com míseros 2% das intenções de voto. Dai tentar o golpe, porque, quem sabe assim consegue ser Presidente. A queda de outro já o beneficiou antes, né?

Falando nisso, em golpe, vi hoje uma informação curiosa, que partiu ~ao que parece~ da assessoria de imprensa de Temer. (ver ao lado)

Imediatamente, no twitter alguém já comentou que seria uma tentativa ~envergonhada~de legitimar o golpe. 

O argumento era falso, uma vez que este total seria os votos dados a "todos os candidatos", não necessariamente aos Deputados Eleitos.

Pois bem, fui cuidar de minha vida, de meus afazeres e só ao voltar para casa, já de noite, pude pesquisar nos dados oficiais do TSE sobre os atuais Deputados Federais eleitos. Ok, que alguns possam ter falecido, sido cassados ou assumido outros cargos. Os dados a seguir são os disponíveis no site do TSE relativos aos resultados das Eleições 2014.


  • Jozi Rocha, do Amapá, foi eleita com apenas 10.007 votos, pelo PTB. Ou seja, nem multiplicando por 5 mil, ela chegaria perto de Dilma. Ainda faltariam 4.448.045 votos. Mas, o voto dela pode cassar Dilma. É isso?
  • Celso Russomano, pelo PRB, foi o Deputado com maior número de votos em todo o país, com 1.524.361. Dilma teve 35 vezes mais eleitores.
  • Mas, o dado mais importante: somados, os 513 Deputados Eleitos em todo o país receberam 47.374.250 votos.  Ou seja, receberam exatos 7.108.795  votos a menos do que a presidenta eleita.
  • Sem crime de responsabilidade contra a Presidenta, um impeachment motivado apenas por questões políticas, é golpe. E ilegítimo.
Então, senhores Deputados e Deputadas, tenham certeza: nós iremos divulgar os nomes de todos que votarem a favor do impeachment, mostrando quantos votos tiveram, quando gastaram em suas campanhas e quem foram os seus doadores. Vocês ganharão exatos 54 milhões, quatrocentos e oitenta e três mil e quarenta e cinco inimigos para as próximas eleições. Ok?

:

Nenhum comentário:

Postar um comentário